sexta-feira, abril 29, 2005

ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES INICIA PROCESSO DE DISCRIMININAÇÃO

O NOVO EXAME DE ADMISSÃO

Trata-se realmente de uma situação incrédula, os licenciados que concluíram a sua licenciatura em 2002 foram sujeitos a uma prova de admissão e ainda hoje ainda não tiveram acesso ao mercado de trabalho.
As provas registaram noventa por cento de chumbos.
- 1 exame 2002 existiram 90% chumbos
- 2 exame 2003 existiram 98% chumbos
- Alguns dos Licenciados que reprovaram nas provas anteriores, estão dispensados da prova uma vez que a ordem acreditou mais alguns cursos - ONDE TÁ A COERÊNCIA?
- Foram feitos exames para experiência, a licenciados das universidades acreditadas 90% chumbos
- 2004 Mais um ano para o capricho da ordem
- 2005 Os mesmos licenciados de 2002,2003,2004,2005 servem de Cobaias novamente para ver se a ordem acerta no modelo de admissão.

"Após 5 anos da Licenciatura, já vamos no 4º ano nesta situação"

Como é possivel as pessoas serem tratadas assim?


Em 2003 no congresso de Guimarães a bastonária, Helena Roseta afirmou rever toda a situação uma vez que esta não fazia sentido, visto terem sido realizados exames o licenciados das universidades acreditadas e os resultados foram...OS MESMOS, 90% chumbos!!!!
Hoje em 2005 a Ordem Criou um novo Exame com a duração de 3 semanas para os mesmos alunos de 2002 e para as centenas que aí se adivinham dos cursos reconhecidos.
A OA continua a distinguir os licenciados dos cursos de Arquitectura Nacionais que foram aprovados em portaria pelo Ministério da Educação.
Coerência da ordem: "UE: Ordem dos Arquitectos estranha processo de infracção "O exame é o mesmo que o estipulado a qualquer licenciado português, diz a Ordem"
A ordem dos arquitectos continua a discriminar anualmente centenas de Licenciados
EXAME - Programa:

Comments on "ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES INICIA PROCESSO DE DISCRIMININAÇÃO"

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 29 abril, 2005) : 

Mas será que a ordem não tem vergonha na cara para continuar a cometer tais ilegalidades,mesmo depois de ter prejudicado vários recem licenciados
Deviam processar a ordem por esta situação discriminatória gravissima, penso que é uma situação é simples de provar.

Achei interessante a ordem obrigar os candidatos a requerer a prova de forma escrita, aquando do inicio do estágio !!!

Ninguem pode obrigar a requerer tal situação, ou a ordem legitimidade ou não.

Se querem um conselho não assinem nada mais tarde não podem fazer valer os vossos direitos, isto é uma armadilha da ordem onde provavelmente muitos licenciados cairam.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 29 abril, 2005) : 

A Situação é:

D O E N T I A
A G O N I A N T E
I N A C R E D I T À V E L
T R A M A D O S
P E R S E G U I Ç Ã O
I N S Ó L I T A
M A C A B R A
B I Z A R R A
M E S Q U I N H A
U S U R P A D O R A

Não sei porque mas isto ja começa a cheirar muito mal .

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 03 maio, 2005) : 

Que mundo pecaminhoso este o dos arquitectos, a entrada na ordem devia ser um orgulho para os recem licenciados, no entanto, o que se passa é bastante diferente, este Pais vai de mal a Pior, a ex deputada e actual presidente da OA a arqªHelena Roseta que lutou no 25 de abril pela liberdade e igualdade dos cidadãos está neste momento a permitir que se cometa esta desigualdade social.
Helena se estiveres a ler este post, aconselho-te a aplicares os teus conceitos politicos de democracia que tanto exibes na tv e revistas neste caso pecaminhoso, já agora podias falar de arquitectura de vez em quanto, nessas reportagens e explicar ás pessoas do 73/73, esse sim deve ser a preocupação.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 05 maio, 2005) : 

Enquanto essa senhora lá estiver, todos esses problemas não serão resolvidos, a ordem para ela é um part-time, existem outras pessoas que se dedicariam de outra forma, não percebo porque continuam a insistir nela, nem o PS.

Fala fala e eu não a vejo fazer nada, fico xeteado crl

nem acredito que já se passaram estes anos, e ela completadamente a c_g_r para isto!!!
Ganda mulher , é assim mesmo !!!!

*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * Nitah *

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 05 maio, 2005) : 

Mas que grandes ladrões estes gajos da Ordem dos arquitectos não basta eu ter pago 300 EUROS , para fazer um estágio onde me me pagam uma miséria, ainda por cima vou ter de pagar 150 Euros para fazer um exame que discrimina os recem licenciados.
NÃO CONTEM COMIGO NESSE EXAME.
SOU CONTRA A XENOFOBIA

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 06 maio, 2005) : 

A ordem assim tá garantida no futuro a facturar desta forma
Deviam ter vergonha em explorar recém licenciados desta forma descarada, ainda por cima a profissão apresenta grandes problemas de trabalho neste momento.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 06 maio, 2005) : 

Por acaso alguèm viu a reportagem do Eduardo Souto Moura da RTP2 na quarta feira dia 04/05/05....

Pois era bom os SALTIBANCOS à PROCUARA DO TACHO, ALIÁS JÁ COM TACHO NA ORDEM DOS ARQUITECTOS, visem esta reportagem e reflectissem sobre a mesma.

Souto Moura diz falou sobre o seu curso de arquitectura.... e que passou anos sem la ir...estavamos no poeríodo pós revolução...passando administrativamente e assím o concluindo.

Ora se fosse hoje perderia-se um grande arquitectos pq este nunca se poderia inscrever na O.A., pq os meninos da Ordem são uns OBTUSOS, tipo as mulas que têm vendas nos olhos e só vem em frente.

Oo mais ridiculo eles comparam os licenciados a ALUNOS!!! hehehe

Em relação ao projecto, perguntou a entrevistadoura: este afirmou que um projecto tem que ter UM LUGAR FÍSICO para ser arquitectura!!! Senão não o é, passando a ser outra coisa.
em relação aos timings: é necessário pensar, pensar, pensar, as coisas levam tempo e no seu atelier não existem projectos para ontem nem para SE FAZER NUMA SEMANA NEM EM 3 SEMANAS E MAIS, POR VEZES AFIRMOU QUANDO O PROCESOO JÁ SE ENCIONTRA PREPARADO PARAR ENTRAR NA CAMARA, CHEGA À CONCLUSÃO QUE NÃO É AQUILO E QUE É PRECISO REFORMULÁ-LO, EMFIM ALI PROCURA-SE FAZER ARQUITECTURA.


AGORA VEJAM A TAL ENTREVISTA E DEPOIS REFLITAM SOBRE O QUE A ORDEM DOS ARQUITECTOS ANDA A FAZER?

PODEM TB LER UM LIVRO MUITO INTERESSANTE QUE ACABEI DE LER QUE SE CHAMA "IDEIA CONSTRUIDA - de Lluis Campos Baeza da editora caledoscópio" e ter ideia do que é a arquitectura, e do que envolve todo o processo de projectar, e qual o objectivo da arquitectura.

eu cheguei à conclusão que AS MULAS não passam de pseudointelectuais, NO POLEIRO À ESPERA DA VEZ DELES, que tem receio que os novos arquitectos lhes retirem o trabalho, QUANDO É O MERCADO DE TRABALHO QUE ACABA POR SELECCIONAR OS BONS EMAUS PROFISSIONAIS, MAS ELES OPTARAM PELA VIA MAIS SIMPLES, ALCANÇARAM O POLEIRO, ENCHERAM O PEITO E AGORA QUE SÃO OS TODOS PODEROSOS, UTILIZAM ESSE PODER EM PROVEITO PROPRIO, ....FAZEM ME LEMBRAR OS ARQUITECTOS DAS CAMARAS....

ENFIM A CONVERSA VAI LONGA E APENAS ME VÊM À MENTE AQUELA MÚSICA DE ZECA AFONSO..... ELES COMEM TUDO, ELES COMEM TUDO E NÃO DEXAM NADA.....

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 06 maio, 2005) : 

Apenas um reparo:

O livro chama-se " A IDEIA CONSTRUIDA - de ALBERTO Campo Baeza da editora caledoscópio"

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 06 maio, 2005) : 

hehe esta comparação que o colega " MEXILHÃO ", fez da ordem com os tipos das camaras está 5*****, eu tambem vi essa reportagem e fez-me lembrar a tal prova, que dizem ter sido feita por arquitectos da ordem mas mais me parece que foi feita por arquitectos do tal FAMOSO período pós revolução...passando administrativamente!

O individuo que fez tal exame não é de certeza arquitecto

"ALCANÇARAM O POLEIRO, ENCHERAM O PEITO E AGORA QUE SÃO OS TODOS PODEROSOS, UTILIZAM ESSE PODER EM PROVEITO PROPRIO"

*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * Nitah *

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 06 maio, 2005) : 

A ordem devia ter vergonha !!!!!
ahahahahahahahahhahahahaha
O que é isto???????????????!!!
INACREDITÁVEL- INSOLITO
Enunciado de uma das provas:
- dado um terreno em lugar incerto, esgalhar em 8 horas um plano de pormenor à escala 1:1000 e uma peça de equipamento à escala 1:200.

Fizeram este exame 51 pessoas e chumbaram 45. Eu, que já sou arquitecto há mais de 10 anos, também chumbaria. Já o agente técnico cá da minha terra olhou para o enunciado e disse: "um loteamento?... com certeza, passe por cá logo à tarde"...

MEXILHÃO manda o dvd aos moços da ordem pode ser que esles aprendam qualquer coisa!!!

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaah
INACREDITÁVEL- INSOLITO realmente

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 07 maio, 2005) : 

Um tipo vai a caminhar pela rua quando, de repente, um assaltante, mascarado, aponta-lhe a arma e diz:
- Passa o relógio!
O coitado dá-lhe o "Rolex" falso e o gatuno reclama:
- O que é isto? Esta porcaria vende-se na Feira da Ladra por 5 euros!
Passa, mas é a carteira, porra!
O pobre do homem alcança a carteira de plástico, imitação de "Pierre Cardin" e o assaltante descobre 3 bilhetes pré-comprados de autocarro, 2 senhas refeição e 2 euros.
O ladrão, já meio furioso, agarra-lhe nos colarinhos e diz-lhe:
- És uma bela bosta, pá...! O teu fato está gasto, os teus sapatos ainda estão piores e a única coisa que parece que presta é uma reles imitação barata! Afinal, que merda fazes na vida?
O tipo responde, quase a chorar:
- Sou arquitecto!
E o ladrão, tirando a máscara, pergunta com um sorriso simpático:
- A sério??? Qual era a tua turma?

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 07 maio, 2005) : 

Os gajos da oedem são todos uns conas de merda esses fdps, a minha vida ta arruinada, depois de ter cometido o erro de ir pedir um empretimo ao banco para pagar os estudos hoje estou completamente na ruina, a ganhar uma merda de ordenado com ameças de despedimento se não estou contente eles arrajam mais estagiários Á BORLA meus amigos, não posso exercer a minha profissão á pala desses filhos de uma grande puta

mais um arquitecto estagiário a ser explorado

No dia do exame lá estarei, com mais alguma coisa!!!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 07 maio, 2005) : 

Quantidades de arquitectos
Vou fazer umas contas, com a ajuda do Guia do Estudante.

Neste momento há em Portugal 21 cursos de arquitectura aprovados pelo Ministério da Educação, mais 6 afins (urbanismo, interiores, etc.). Desses 21, só 14 existem há tempo suficiente para já terem formado arquitectos. Restringindo-me a estes últimos, vamos lá a algumas constatações:

1. A maioria dos cursos tem 6 anos lectivos, sendo um de estágio.
Quem só tem 5 anos: Independente, pública do Minho e as 3 Lusíadas.
2. Qual é o curso que tem menos horas lectivas? A Lusíada de Famalicão (3660 horas).
3. Quantas vagas abriram anualmente? 1866, sendo 316 nas universidades públicas e 1000 nas Lusíadas. Comparadas com isto, as restantes universidades privadas contribuíram com peanuts.

Não é que eu quisesse, mas concluí que a culpa de haver tanto arquitecto é da Lusíada. O Paulo Martins Barata devia ter-se informado, antes de dizer que os novos arquitectos têm má formação académica. É que a Ordem isentou do fatídico exame os da Lusíada e humilhou os das outras universidades (que são uma pequena parte do total de arquitectos que se formam em cada ano).

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 07 maio, 2005) : 

Meus amigos. Só quem tem unhas é que toca guitarra!!! Cá em Portugal devem existir 20 cursos de Arquitectura. No Brasil existem mais de 140.... não será preciso cortar no número de entradas e saídas e sim no número de "usurpadores" que assinam projectos de arquitectura sem que esses lhe mereçam o título!Deixem-se de coisas, há trabalho para todos e muitos mais. A OA é uma perfeita fantuchada, e em vez de lutar para acabar com os "sapateiros que tocam rabecão"....anda armada ao pingarelho a dar ou não crédito aos cursos...que por sinal são ensinados por arquitectos que pertencem à mesma Ordem profissional. Que grande salganhada!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 18 maio, 2005) : 

Meus deus tanta gente a pensar assim, e os rapazinhos da ordem armados em cagões!!!!

Andamos a ser P E R S E G U I D O S!!!!!!!

PARABENS A ESTE BLOG, UMA INICIATIVA LOUVAVEL CONTRA O LOBY DA ORDEM

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 06 junho, 2005) : 

Se a Arqª Helena Roseta "quer continuar a manter a imagem de democrata e de pessoa que se move por causas justas, que tinha antes de entrar para a OA", não tem outro caminho senão o de NÃO ADMITIR a entrada directa E CONTINUAR A TRABALHAR no sentido da inscrição de TODOS os licenciados na ORDEM DOS ARQUITECTOS depois de uma prova de admissão como é feita na ORDEM DOS ADVOGADOS e na ORDEM DOS MÉDICOS.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 11 dezembro, 2006) : 

Sinto-me incrédulo ao deparar-me que neste blog não há referência sequer ao curso de Arquitectura na Universidade da Beira Interior em "Escolas de Arquitectura". enfim...

 

post a comment